Existem empresas cujos gestores costumam acreditar que
marketing é sinônimo de publicidade. Claro que a publicidade (o bom e velho “P”
de Promoção) é uma das ferramentas dele, mas o fato é que estamos falando de um
ramo da administração que vai muito além de uma campanha impactante e
envolvente. Falamos de estratégias, de precificação, de concorrência, de diferenciais
competitivos, de branding, entre outros. Quando você se deparar com uma situação
assim, minha sugestão é que faça algumas perguntas:
- Qual a política de relacionamento que sua empresa adota para com seus stakeholders?
- De que forma a marca da sua empresa vem sendo construída? Existe um posicionamento claro, assim como uma proposta de valor?
- Quanto à concorrência, qual o diferencial competitivo que a sua empresa possui? Existe uma linha de gestão voltada a esse ponto?
- De que maneira seus clientes percebem o valor da sua marca?
- Qual o canal de venda que lhe traz mais receita? Por falar nisso, de que forma é feito um trabalho para reforçá-lo e desenvolver outros canais?
- Daqui a cinco anos, para falarmos em uma perspectiva temporal média, como sua empresa pretende ser reconhecida pelo mercado, concorrentes e consumidores?
- De todos os seus clientes, quais representam mais em termos de receita? Como a sua empresa se relaciona com eles? Da mesma forma que todos os outros clientes?
- Sua política de precificação é baseada apenas em markup ou leva em conta a posição que sua marca se coloca quanto à concorrência direta e indireta?
- Como sua empresa lida com o pós-venda? Existem números que mostrem como anda esse ponto crítico de sucesso?
- Se todas essas perguntas – ou mesmo algumas – fizeram você repensar a administração de sua empresa, por que não investir em marketing, que lida com todas elas e muito mais? Veja que estamos falando de algo que vai além de um conceito criativo, de uma campanha, concorda?
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